domingo, 3 de dezembro de 2017

Contos escoteiros - Givaldo.


Givaldo.

- Escoteiro, porque este olhar? - Ele não me respondeu. Não disse nada e seguiu para sua patrulha. Fiquei preocupado. Eu sei que erros podem ser perdoados. Atitudes repensadas. Mas algumas palavras nunca serão esquecidas. Rememorei o programa, as atividades do dia procurando saber por que agiu assim. Sempre fui mais amigo do que Chefe, procurava entender cada um da tropa onde era responsável. Costuma saber de antemão quando alguma coisa não deu certo. Procurava não decepcionar alguém que seria capaz de fazer tudo por mim.

A verdade é que palavras bonitas se tornam descartáveis perto de atitudes estupidas. – O que tinha dito para ele ficar assim? - Seria por adiar a excursão? Por cancelar o que ele sonhava? Primeiro o encanto. Depois o desencanto. Por fim, cada um pro seu canto. Isto não, eu não podia aceitar.

Ao encerrar as atividades o procurei. Afinal quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa. Ele confiou em mim e isto era importante demais. Três palavras difíceis de dizer: inconstitucionalissimamente, paralelepípedo e desculpa.


- Conversamos, ouvi mais do que falei. Ele se levantou e me abraçou. – Desculpa Chefe! Isto derruba qualquer coração. Às vezes o apoio e o conforto que você precisa vêm de onde menos espera. Fui para casa com um sorriso de vitória. Todo tempo que ficamos juntos na tropa mantivemos um relacionamento sincero sem subterfúgios. Algumas pessoas foram feitas para ficarem em nossa vida, outras para ficar na nossa memória. Givaldo foi um deles que me marcou muito como um escoteiro responsável.

nota - Ser Chefe não é mandar, ser exímio palestrista, não é ter figura de chefão, de achar que é exemplo e querer se mostrar como um exemplo a ser seguido. Ser Chefe é ser amigo, aconselhador quando chegar a hora, compreender a escolha individual de cada um e saber a hora certa para aconselhar deixando que cada um seja dono do seu próprio pensamento. Ser Chefe é saber a hora do aperto de mão do abraço e do elogio. Ser Chefe é ser alguém respeitado como irmão mais velho e ouvir mais do que dizer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....