sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Contos de Fogo de Conselho. Memórias de um Chefe Escoteiro.


Contos de Fogo de Conselho.
Memórias de um Chefe Escoteiro.

                Olhei para o relógio. Estava na hora. Nem pensei quantas vezes e quantos anos fazia o mesmo nesta hora. Notei o céu azul perdendo a cor e lembrei-me da frase do poeta ao entardecer: - “Não chore por ter perdido o pôr do sol, pois as lágrimas te impedirão de contemplar as estrelas”. - Em passadas curtas e sem pressa fui rumo a Sede Escoteira. Rotina de anos e anos me levava até a porta e passar a chave e dizer: - Até o próximo sábado que vem quando vou voltar! Dei a primeira volta na chave quando a voz de Tomaz se fez presente. – Chefe posso falar com o senhor?

                 Abri devagar a porta. Entrei e convidei Tomaz para sentar. Sabia que tinha hora para chegar, mas Naninha minha amada iria entender. Afinal a tarefa de viver e ajudar é dura, mas fascinante. Não disse nada. Era sempre assim. Tomaz tomaria a iniciativa. – Chefe, eu vou sair do escoteiro! – Não perguntei por que, sabia que haveria um razão para que ele tomasse aquela decisão. Conhecia Tomaz há muito tempo. – Lembrei-me quando da passagem ele chorando ao apertar minha mão disse soluçando: - "Chefe, não troco o meu “oxente” pelo ok de ninguém”!

                 Tomaz... Mostrou seu valor nos quase oito anos de escoteiro e lobo. Ninguém nunca reclamou dele. Nunca desistiu de nada. Era o primeiro a correr como gente grande, a jogar como um atleta, a cantar como uma cotovia, a sorrir como um herói. Quando caiu nas escarpas do Roncador, apareceu logo a seguir subindo as pedras e dizendo: - Chefe! A gente tem uma tendência para acreditar que o escoteiro não morre! Quando chegou da jornada de primeira classe com um atraso de quatro horas, disse: - Chefe, o que nos salva é dar um passo e outro ainda e nunca desistir.

                  Ele respirou fundo e falou: – Chefe, meu pai precisa de mim, a loja aumentou o movimento. Ele não pode contratar, afinal sou seu filho de quinze anos e preciso ajudar. Dizem que ninguém doma o coração do poeta, concordo. Não foi ele quem disse que não podia perder a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas? – Poderia ter perguntado se ele queria que conversasse com seu pai, mas ele tinha tomado uma decisão. Precisava de apoio e não aconselhamentos.

                   Dei-lhe um forte aperto de mão e não faltou um abraço amigo do seu Chefe que o queria bem. A gente só conhece bem as coisas que cativou. Ele se foi e com o tempo também se foram Antônio, Pedro, Joaquim, Noé, Tomé, Rinaldo, José, Altair, João, Raul... Poderia ficar aqui horas lembrando o nome de cada um que tive a honra de ser Chefe amigo e mentor. Qual o papel do Chefe? Eu sempre me perguntava e as respostas nem sempre me satisfaziam. Em um mundo que se faz deserto, muitas vezes temos sede de fazer amigos. Seria isto? Ou seria que o mundo inteiro se abre quando vê passar um homem que sabe aonde vai?

                   O tempo passa a gente nem percebe o tempo passar. Hoje dizem que tudo pode ser comprado, mas a mente dos jovens não tem preço e nem está à venda. Ao meu modo ajudei e fiz da vida de muitos um caminho do sucesso. Sucesso? Não sei. Muitos anos depois Tomaz me procurou: - Chefe preciso do senhor. – Olhei para ele. – Quero que seja meu padrinho de casamento. Dizer o que? Eu sei que sou um pouco de todos que conheci, um pouco dos lugares onde fui um pouco das saudades que deixei e sou muito das coisas que gostei.

                     Muitos deles tive a honra de encontrar um dia. Outros não. Baden-Powell dizia que a verdadeira felicidade é fazer os outros felizes, outro poeta disse que a verdadeira felicidade vem da alegria de atos bem feitos, do sabor de criar coisas renovadas. Ao meu modo ensinei que a ética está acima de tudo, e para isto dei tudo de mim aos jovens que acreditaram que o escotismo era uma força que habitava no coração e fazia da mente uma mola para ser alguém de valor neste mundo. Eu sabia que a maior habilidade de um Chefe é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.

                      Até hoje não me arrependo do que fui do que sou e do que fiz. Fiz tudo para fazer outros felizes. Apertei a mão de milhares de jovens, me orgulhei de muitos quando já adultos se mostraram a altura do seu Espírito Escoteiro. Eu sabia que grandes homens e mulheres começaram por serem crianças mesmo sabendo que a maioria não se recorda disso. A cada um quando via eu pensava: - Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim, mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.


                      Fechei a porta da sede. Devagar fui para o portão. Ao sair o barulho da cidade grande me fez viajar nos meus tempos de escoteiro. Correndo pelas campinas, acampando em vales e pulando na água fria de um regato, fazendo o que gostava e amando o que fazia. Sempre disse que ia dar o mesmo para outros jovens. Não tenho arrependimentos. Enquanto puder aqui estarei abrindo e fechando a porta da sede. Uma sina? Pode ser. Ao ir para casa olhei novamente o céu. Pensei com a mente de um escoteiro que é difícil uma pessoa contemplar o céu e dizer que não há um Criador!

Nota de rodapé: -  Abraão Lincoln comentou que o caráter é como uma árvore e a reputação como uma sombra. A sombra é o que nós pensamos dela, a árvore é a coisa real. Afinal o êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, e sim pelas dificuldades que você superou no caminho. E corrijo as palavras dele com a que transmito aos chefes escoteiros: Não te esqueças de que todos são seus amigos e irmãos mesmo que não os conheces, pois todos gostam de um elogio de um cumprimento e de um abraço. Faça por merecer meu amigo Chefe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....