quarta-feira, 3 de maio de 2017

Lendas Escoteiras. Joel.


Lendas Escoteiras.
Joel.

                      Tudo aconteceu muito rapidamente. Pegou-me de surpresa e me assustou. Menino Escoteiro sem experiência fui escolhido para o primeiro turno como sentinela. Deram-me um apito e me ensinaram que só devia apitar em caso de perigo eminente! Qual seria o perigo eminente? O monitor me deu seu bastão de patrulha, grande pesadão com ponteira de aço. Deu-me também um facão e me disse que ficasse de prontidão. Meu turno seria de uma hora. Depois iria acordar o cozinheiro. Éramos sete escoteiros e eu o pata tenra aprendiz. Foram dormir e eu fiquei ali em pé, frente ao fogo que não deixava apagar. Ao sul uma pequena mata, a leste a lagoa cinzenta que podia aparecer a qualquer momento o monstro da Lagoa Negra. A oeste uma trilha para o alto do morro do Cantador. Ao norte uma pequena clareira onde resolvemos acampar.

                       Tentei me sentir um intrépido soldado, vigilante na minha ronda velando pela segurança dos meus amigos a quem devia dar minha própria vida se necessário. De atalaia eu vigiava com olhos de alce, andando aqui e ali e voltando sempre para o clarão do fogo que fazia questão de usar toda lenha que pudesse apanhar. Cantava para mim as belas frases que me ensinaram quando entrei nos escoteiros: - Noviço tenha um espirito aventureiro, faça tudo com coração, respire a natureza, durma ao som das belezas do campo, e principalmente não esqueça sua responsabilidade do ato de proteger aos que estão dormindo.

                       O sono chegava toda hora. Meus olhos queriam fechar. Tomei um café um respingo de água do cantil nos olhos, pois foi assim que o intendente me explicou para espantar o sono. Chegou um momento que não aguentei mais. Quantas horas para chamar o próximo da ronda? Comecei a dormir e sem perceber ouvi um barulho de alguém correndo morro abaixo como se fosse um vagão desgovernado! – Olhei, esfreguei os olhos, nossa! Estava tudo vermelho, parecia que o sol desceu a terra em nosso acampamento e alguém alto, com chifres, soltando fogo na boca e gargalhando dizia para todo mundo ouvir: - Estou chegando escoteirada. Desta vez ninguém vai escapar! Dei um salto no ar. Armei-me com o bastão ponteira de aço. Olhei para a aparição com a coragem de um herói Escoteiro.

                      Lembrei-me do apito, o coloquei na boca e dei tantos quanto podia dar. Era o ponto, era o traço, se era o S.O.S não sabia. Gritava, pedia socorro e logo vi muitos dos meus amigos escoteiros de pé ao meu lado para me socorrer. – Que foi Joel? Que bicho te mordeu? Quem está invadindo? Olhei para o norte, para o sul para o oeste e o este. Uma brisa gostosa se espalhava no ar. Não havia nada... As estrelas no céu brilhavam, os sapos coaxavam na lagoa não oferecendo perigo algum. Procurei a coisa ruim e não encontrei. Olhei meu monitor e pensei: - Desta vez não haverá perdão. Sem saber o que ia fazer, continuei a busca. A mata calada não contou o que eu vi e testemunhei. 

                    Todos foram dormir, meu monitor passou o braço no meu ombro. Sorrindo como um pai ou um Chefe amigo me disse calmamente: - A beleza de tudo está nos olhos de quem vê e sente. No desejo da esperança sempre existe o sol e a luz. Não existe sombra para quem acredita no bem. Meu amigo noviço, acampar é relaxar. Não se estresse com o imprevisto. Eles sempre acontecem. Vai dormir, deixe que eu fico até o final da sua ronda...


“Pergunte ao seu passado o que o futuro te reserva, se for mau então faça o melhor no presente.” “Você descobre que está na direção certa quando não enxerga mais motivos para olhar para trás.” “O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro.” Sempre Alerta! 


Quem não passou por isto? A ronda noturna no acampamento é uma aventura e tanto para um noviço. A gente vê tantas coisas que parece que o mundo vai explodir. Mas experiência vai chegando a gente se virando e sabendo bem o que fazer. Ronda? Você já fez muitas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....