segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Pequena lenda escoteira. Será? Uma pequena longa historia.


Pequena lenda escoteira. Será?
Uma pequena longa historia.

                   - Porque esta pose chefe? Ele me deu uma olhada daquelas de matar qualquer um. Se soltasse fogo nas narinas eu morreria queimado. – Quem é o senhor? – Eu? Ninguém, apenas um velho Escoteiro aposentado que não tem o que fazer. Estou aqui admirando seu estilo ao comandar estes meninos. – O que o senhor entende disto? - Ele perguntou. Cocei a cabeça. Era sempre assim. Sempre aquele estilo de dizer: - Eu sou eu e você? Não tinha mesmo nada com isto. Cada pai cada mãe sabe onde coloca sua cumbuca. Ops. O filho é claro e ele não é uma cumbuca. Insistente perguntei novamente: - O senhor é Chefe, líder, comandante gerente ou o maioral da meninada? – Seus olhos saiam chispas. Fomos interrompidos porque um dos meninos caiu ao chão. Afinal estavam ali ouvindo o brutamontes há tempos. O sol inclemente não perdoava ninguém.

                    - Vá procurar quem te quer e me deixe em paz! Ele remendou antes de ir socorrer o menino que caiu ao chão. – Fui atrás. Sou insistente já disse. Gosto de dizer o que sinto sem subterfúgios. – É insolação eu disse. Compressas frias na testa e ele volta ao normal. O chefão se levantou, pois olhava o menino e quase me agrediu. Se ele me desse um soco eu cairia feito manga madura no chão. Ploff! – O menino melhorou. Tinha um semblante de que nunca mais voltaria. Mesmo eu aconselhando que fizesse sua palestra na sombra o Comandante continuou sua palestra indefectível para os meninos debaixo do sol inclemente. Ele parecia o Fidel que discursava por horas e horas. – Ele me pegou pelo colarinho. Dois arrancos e me deixou em paz. – Suma daqui Velho Escoteiro! Ele disse. – Humm! Não vou não. O local é público e se não quiser me ouvir nem ver saia o senhor!

                     Ele usou a pose numero não sei quanto, deu três apitos longos. Eles correram prá lá e prá cá e formaram em linha. – Gostei Chefe! Eu disse. Notei que o senhor apita muito bem! Tem estilo, isto é bom. – O que o senhor entende disto? Eu? Com a cara mais inocente do mundo disse que era um pata tenra escoteiro. Gostava mais de usar o Chifre do Kudu na minha época para formar. Ele franziu a testa. – E o que é um pata tenra paspalho? “Bão”, agora a coisa complicou! – Pata tenra é aquele que não sabe nada chefão, um aprendiz, agora paspalho me desculpe, mas não sou! – Ele viu que eu estava glosando com sua cara. – O senhor é Escoteiro ou já foi? – Bem foi em outra época. A gente menino tinha vez. Nosso Chefe ouvia mais que falava. – De novo ele ficou vermelho. – Olhe moço, sou Chefe a mais de nove anos, tenho a Insígnia da Madeira e fui convidado para ser DCB! – Nossa! Chefe o senhor é importante demais! Mas olhe, caiu outro menino. O sol não perdoa...   


                    Fui saindo de mansinho, olhei para trás e vi meninos escoteiros desanimados, monitores escorando no bastão para não cair. Fiquei pensando quando aquilo ia acabar.  Virei à esquina e o sol inclemente me mostrou que o mar não estava para peixe. Melhor voltar para minha casa. E os meninos escoteiros? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....