sexta-feira, 1 de julho de 2016

Roberta.


Roberta.

Na orla da floresta eu olhava carente uma pequena fogueira cujas fagulhas coloridas subiam languidamente para o céu. Olhos cemi-cerrados pensava como mudar meu destino com tantas ambições que me cercavam nas estradas da vida. – já ia me retirar e convidei Roberta que triste e acabrunhada não falou nada durante o Fogo de Conselho. Vamos dormir? Eu e ela da Touro dormíamos na mesma barraca. Ela me olhou esperançosa como se o amanhã não fosse outro dia. Ambas caladas, tentando adivinhar o porquê de tantas estrelas no céu. Ela sem eu perceber resmungou: - De vez em quando precisamos sacudir a árvore das amizades para deixar cair as podres! – Me olhou e sorriu. So mágoas amiga, as pessoas não esquecem, é o interesse que acaba. – Eu sabia o que ela estava passando. Poderia ter dito a ela que ela era mais forte do que imaginava. Mas valeria a pena? – Ela apenas sorriu. – Resmungou baixinho: - Menos julgamento e mais gentileza, por favor! Sabia que eu nasci para ser incrível e não perfeita. Ri levemente.

Pensei em ir para minha barraca sem ela. As estrelas me hipnotizaram. Pensei em olhar para ela e dizer que o preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível. Preconceito? Eu sabia que todos gostavam dela e se alguém a ofendeu não conhecia seu coração. Palavras de superação, de amor, de fraternidade tem hora que não produz efeito. Por maior que seja, não há obstáculo que não possa ser superado. – Roberta, o que posso fazer para ajudar? – Nada amiga. Nada. Nesta noite quero ser eu mesma sem ouvir ninguém. O silencio voltou a reinar na escuridão da mata que só alguma chama preguiçosa ainda fazia questão de colorir o negrume da noite. Pensei que era forte, mas quantas vezes chorei? Palavras vazias não me davam mais conforto. Quanto desistir for mais fácil melhor é continuar insistindo. O difícil costuma valer muito mais a pena. Verdade?

Não ouve clarão, trovão, nada que denunciasse a sua chegada. Ele simplesmente apareceu do nada na névoa da madrugada: - Era uma figura linda de se ver. Brilhante, sorriso encantador. - Chefe, a pior ambição do ser humano é desejar colher os frutos daquilo que nunca plantou. Se quiser saber a verdade eu gosto de pessoas que admitem o erro, falam que estão com saudade e deixam de lado o orgulho. Gosto de gente que sabe dar valor ao que tem que faz por merecer e não finge ser o que não é. – Olhei para ele assustado. Não era um ectoplasma surgido na noite escura na clareira onde estava. – Ele sorriu – Chefe, a verdade demora, mas chega sempre sem avisar. Quando duas pessoas realmente se gostam, elas sempre darão um jeito de dar certo. Não importa o quão difícil seja. Deixe pra trás o que não te leva pra frente. – Falar mais o que?


E no silêncio da madrugada ele partiu. Parecia que no céu deixou escrito: - Ser feliz não é viver apenas momentos de alegria. É ter coragem de enfrentar os momentos de tristeza e sabedoria para transformar os problemas em aprendizado. Fui dormir pensando que viver vale a pena apesar de tudo que pode aparecer na encruzilhada do nosso destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era uma vez... Em uma montanha bem perto do céu...

Bem vindo ao Blog As mais lindas historias escoteiras. Centenas delas, histórias, contos lendas que você ainda não conhecia....